Unesco

Biblioteca da Batalha integra rede da UNESCO

Unesco reconhece Biblioteca da BatalhaA Biblioteca Municipal da Batalha passou a integrar a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO. A distinção foi entregue na XI Feira do Livro e do Jogo da Batalha, no passado dia 9 de Junho, pela própria Comissária Nacional da UNESCO, Drª Manuela Galhardo, que enfatizou o trabalho inequívoco que a Biblioteca da Batalha tem vindo a desenvolver ao nível da promoção da Cultura, dos valores da cidadania e ainda da inovação de alguns projectos implantados no concelho e na região.
Criada internacionalmente em 1985, a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, visa a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.
No entender de Manuela Galhardo, ao promoverem o acesso à leitura e à informação, as bibliotecas associadas da UNESCO constituem-se como o meio ideal para a disseminação do conhecimento, desempenhando, por essa razão, um papel fundamental na difusão da informação e no combate à iliteracia.
O facto de a Biblioteca da Batalha registar grande dinâmica e de ter, desde a sua fundação, criado e dinamizado projectos amplamente reconhecidos, como por exemplo, o Biblioclube 24 (máquina que empresta livros 24 horas por dia, 365 dias por ano), os percursos diurnos e nocturnos da Biblioteca Itinerante, os diversos projectos de acessibilidade à leitura aprovados pela Fundação Calouste Gulbenkian, as conferências e sessões temáticas realizadas ou a realização da Feira do Livro e do Jogo, são algumas das actividades mais visíveis desta dinâmica, agora reconhecida.
A distinção atribuída pela UNESCO à Biblioteca Municipal é um motivo de orgulho para todos os batalhenses e um sinal claro da dinâmica em prol do livro e da Cultura que esta unidade orgânica do Município regista há anos.
Ao integrar a Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, a Batalha passa a contar com dois registos ímpares e singulares na lista da UNESCO. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Património Mundial e agora, a Biblioteca Municipal, associada da Rede de Bibliotecas deste organismo mundial dedicado à defesa e à promoção da Ciência e da Cultura.