Pólo de São Mamede

HISTÓRIA
Com o intuito de descentralizar as práticas de fomento à leitura numa freguesia que dista cerca de 10 quilómetros da sede do Concelho, foi criado o Pólo da Biblioteca da Batalha, em São Mamede, no ano de 2004.
Esta infraestrutura funciona numa sala da Junta de Freguesia local e hoje, é parte integrante na vida desta freguesia serrana. Facilitar à comunidade local informação e conhecimento, assumem-se como os principais objectivos do Pólo da Biblioteca de São Mamede, que orienta essencialmente a sua estratégia de actuação junto dos públicos juvenis e adulto.

FUNDO DOCUMENTAL

FUNDO BIBLIOGRÁFICO
Enquanto extensão da Biblioteca Municipal, o Pólo de São Mamede disponibiliza um fundo bibliográfico constituído por mais de 2500 títulos entre livros, revistas e material audiovisual. O fundo bibliográfico é actualizado à medida que a Biblioteca vai adquirindo novos títulos ou colecções.

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS
O utilizador do Pólo tem ao seu dispor três computadores com acesso gratuito à Internet. Se possuir computador portátil dotado de tecnologia Wi-Fi (Wireless) pode utilizá-lo nas instalações, livremente, sem qualquer inscrição nem tempo limite. Os utilizadores têm acesso ao visionamento de vídeos e Dvd’s.

O Pólo funciona no mesmo edifício que a Junta de Freguesia de São Mamede

SERVIÇOS
Temos ao dispor dos utilizadores do Pólo de São Mamede os seguintes serviços:
Empréstimo domiciliário
Acesso gratuito à Internet
Serviço Internet Wireless
Consulta de Periódicos (Jornais  nacionais e locais e Revistas)
Leitura presencial e livre acesso ao fundo documental
Documentação e informação sobre a Batalha de interesse para a comunidade (Fundo Local);
Serviço de audiovisuais
Serviços de pesquisa e impressão
Serviço de fotocópias