História

Biblioteca Municipal da BatalhaA Biblioteca Municipal da Batalha, foi formalmente constituída em 1989, com o apoio da Rede de Bibliotecas Fixas do SBAL (Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura) da Fundação Calouste Gulbenkian, responsável pela actualização do fundo bibliográfico e do equipamento, então existente.
O aumento da população no Concelho da Batalha e a preocupação em garantir aos leitores um serviço de qualidade, ditou a aposta na construção de um novo edifício, contíguo à Câmara Municipal, inaugurado a 17 de Março de 2001.
Um ano mais tarde, com o terminus do SBAL, a responsabilidade de aquisição do fundo documental e a manutenção dos serviços passam a ser inteiramente da responsabilidade da Autarquia da Batalha.
Instalada num moderno edifício, que cumpre todos os requisitos para o fomento da leitura garantindo, em complemento, o acesso a documentos multimédia (num total de mais de 28.000 registos), a Biblioteca da Batalha é hoje uma referência nacional, devido aos inúmeros projectos de fomento à leitura que tem colocado em prática. De frigoríficos instalados em Bares que no seu interior contêm obras literárias para consulta, a uma máquina que empresta livros 24 horas por dia, esta é uma história de sucesso, de uma instituição vocacionada para a difusão da cultura e do lazer.
Tendo por base a descentralização dos serviços de leitura, foi criado em 2004, o Pólo de São Mamede da Biblioteca da Batalha, instalado no mesmo edifício da Junta de Freguesia local.
Constitui também uma referência da Biblioteca da Batalha, a realização anual, junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, da Feira do Livro e do Jogo. Para além da presença das principais editoras do país, o evento conta com um programa de animação bastante representativo e variado.

A 14 de Agosto de 2013, o equipamento passou a designar-se Biblioteca Municipal José Travaços Santos, num reconhecimento do Município, ao conceituado etnógrafo e historiador da Batalha.