Biblioteca acessível

A Câmara Municipal da Batalha tem vindo a desenvolver soluções e projectos que visam incluir todos os cidadãos na participação cívica, cultural e social do Município. Decorrendo deste princípio, a Autarquia da Batalha pretende estender o princípio da Inclusão ao espaço e ao domínio dos serviços que a Biblioteca pública presta aos cidadãos. Com o objetivo de promover a leitura, a literacia e democratizar o acesso do livro a todos, a Biblioteca Municipal da Batalha, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, concretizou o projecto “Ler é Ver” que, na prática, disponibiliza livros acessíveis a cidadãos portadores de deficiência visual, utilizando para o efeito formatos áudio e Braille. Presentemente, o fundo acessível da Biblioteca da Batalha conta com mais de 150 documentos para empréstimo, estando os mesmos registados no catálogo on line da Biblioteca com uma das seguintes designações “registo digital” , “texto em braille” ou "obra acessivel".


BrailleLeitura em Braille
 
A Biblioteca Municipal da Batalha conta ainda com ainda diverso equipamento electrónico (computador adaptado, scanner, vocalizador de voz) de ajuda à leitura a portadores de deficiência visual, podendo este equipamento ser utilizado gratuitamente na Biblioteca.
São nossas parceiras nesta missão as seguintes entidades: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Professor Albuquerque e Castro (Porto), Biblioteca Municipal de Coimbra e Biblioteca Nacional.
A equipa da Biblioteca da Batalha está disponível para o (a) auxiliar. Contacte-nos.


Referências ao PLIP nos media